A flor de sal é proveniente de cristais de sal oriundos de uma crosta fina e delicada que se forma na superfície da água do mar, conforme ocorre sua evaporação.
O nome flor de sal tem relação com o formato dos seus cristais salinos, parecidos com flores.
É rica em minerais úteis e necessários à saúde, que lhe confere vantagem sobre o sal refinado, sendo uma fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, sódio, cálcio, potássio e cobre, pois não sofre nenhum processamento ou refinação posterior à sua recolha do mar.
Dentre os seus maiores benefícios estão a prevenção e combate à várias doenças que poderiam ser causadas pelo uso excessivo do sal de cozinha comum, como hipertensão, osteoporose, pedras nos rins, AVC, doenças no coração, asma, problemas renais, sobrepesa, retenção líquida (que causa inchaços na barriga), câncer no estômago, envelhecimento precoce, dores de cabeça, problemas de visão, entre tantas outras.
Pode ser usada como tempero nos alimentos, mas não deve ser levada ao fogo porque desta forma perde a sua textura crocante. Assim, a flor de sal é excelente para temperar saladas ou adicionar aos alimentos no final da confecção e, como o sabor da flor de sal é bem mais concentrado, pode-se usar uma quantidade pequena.