A buva é conhecida como erva daninha, porém ela também possui diversas propriedades medicinais. Toda a planta pode ser usada no preparo de chás alimentação e tantas outras formas de tratamento.

Ela pode ser usada no tratamento infecções urinárias, inflamação da próstata e testículos, feridas e úlceras. Além do mais, a planta pode ser usada em casos de distúrbios hepáticos e corrimento vaginal.

 A buva costuma ser é odiada pelos grandes produtores, eles veem como uma praga agrícola. Ela é capaz de reduzir em até 45% a produtividade de sistemas de produção de milho, trigo, e soja no Brasil. Ou seja, os grandes produtores tem um prejuízo enorme.

Além disso a buva é resistente a venenos como o herbicida glifosato, que é usado para matar mato e envenenar os alimentos.

No entanto a buva sai vencendo e pode ser consumida para melhorar as funções do fígado, aliviar cólicas e amenizar manchas na pele. Suas folhas podem ser utilizadas no combate de tosses e para tratar hemorróidas e diarréias.

Além de todos esse benefícios a buva também pode conter flavonoides, carotenoides e ácidos orgânicos que atuam como agente antioxidante, sendo empregados como anti-inflamatório e anticarcinogênico

🥣 Como consumir :

A buva pode ser usada para temperar alguns pratos, assados ou apenas na salada. Refogada fica um pouco forte para ser comida pura, e pode ser um p