A romã é rica em vitaminas do complexo B, C, vitamina K e fibras, o que melhora o sistema imunológico. Além disso, seus antioxidantes ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres.
A romã é rica em vitaminas do complexo B, C, vitamina K e fibras, o que melhora o sistema imunológico. Além disso, seus antioxidantes ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres.
De acordo com um estudo, beber apenas 60 ml de suco de romã por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial e a limpar a placa das artérias. O ácido púnico, principal ácido graxo da romã, também pode ajudar a proteger contra diversas doenças do coração.
O óleo de semente de romã pode reduzir significativamente os triglicerídeos e melhorar a proporção triglicerídeo-HDL.
A romã pode ser usada para reduzir a perda óssea, graças aos poderosos antioxidantes da fruta. As sementes e a casca da romã também possuem compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a melhorar as funções dos neurônios, melhorando a memória e prevenindo o surgimento do Alzheimer. Esta propriedade é encontrada especialmente na casca da romã, parte da fruta que contém mais antioxidantes quando comparada à polpa.
A romã é rica em polifenóis que melhoram a função da memória. Um estudo relatou que indivíduos que bebiam suco de romã diariamente tiveram melhor desempenho em testes de memória em comparação com aqueles que usaram uma bebida com placebo.
Os antioxidantes da romã também ajudam a combater a acne, afastando a inflamação que pode causar erupções cutâneas.
Graças às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, a romã pode diminuir a sensibilidade, o inchaço e a dor nas articulações. Alguns estudos sugerem que o extrato de romã pode bloquear a produção de uma enzima que destrói a cartilagem, agravando a artrite.
🫖 A romã também pode ser usada para fazer chá:
Para fazer o chá, ferva 1 xícara de água e adicione 15 gramas da casca. Desligue o fogo em seguida e abafe por 20 minutos.