A serralha possui ação anticancerígena, antimicrobiana, adstringente, anti-inflamatória e de purificação do sangue.

Contém em seus nutrientes, proteínas, carboidratos, fibras, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, ferro, cobre, potássio, zinco e sódio.

Além de vitaminas A, B2, B6, C, D e E.

Também possui flavonóides, antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças graves como câncer e doenças cardíacas. Portanto, ao inibir inflamações, a serralha também inibe o aparecimento de rugas, linhas de expressão e até mesmo acne.

Pessoas com vitiligo também podem se beneficiar do uso desta planta. Isso devido a fenilalanina, aminoácido que atua na pigmentação da pele.

A serralha também age como um sedativo natural, trazendo relaxamento e efeito calmante que pode ser útil para pessoas que sofrem com ansiedade e têm dificuldade para dormir.

Além de todos esses benefícios a serralha possui ferro em sua composição, que é um mineral importante para a saúde do sangue, podendo prevenir anemia. 

O ideal é consumir a serralha em saladas, refogada em óleo de coco ou cozida.

O chá de serralha antes das refeições é indicado para ajudar na digestão, pois ela aumenta a produção da bile, que é responsável pela absorção de nutrientes.