A cana-de-macaco é uma planta medicinal excelente para tratar saúde dos rins, infecção urinária ou alterações menstruais, pois possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas.
A cana-de-macaco é uma planta medicinal excelente para tratar saúde dos rins, infecção urinária ou alterações menstruais, pois possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas.
Um dos principais benefícios da cana-de-macaco é a capacidade de combater as cólicas. Ainda pode aliviar a TPM e as dores de cabeça comuns desse período.
A cana-de-macaco possui ação analgésica, podendo ajudar a aliviar dores nas juntas, um sintoma típico da artrite por falta de vitaminas no corpo.
Possui também propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer a imunidade, evitar inflamações e doenças. Além disso, é diurética, podendo prevenir a formação de pedras nos rins e hérnias.
Essa planta também pode ajudar a aliviar sintomas da gripe, resfriados e bronquite. Por isso, é excelente nesses casos.
Além de todos esse benefícios a cana-de-macaco possui efeito Adstringente, Antigonorreica e propriedades terapêuticas. Pode auxiliar no tratamento de afecções da bexiga, doenças venéreas e tumores.
2 colheres (de sopa) de folha e de haste de cana-de-macaco para 1 litro de água. Ferva a água e em seguida adicione as folhas e as hastes de cana-de-macaco picadas. Deixe repousar por cerca de 20 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber uma xícara do chá, de 3 a 4 vezes por dia.
A cana-de-macaco é considerada segura para adultos, no entanto, quando consumida em excesso ou por tempo prolongado, pode causar danos nos rins, já que possui propriedade diurética.
A cana-de-macaco não deve ser usada por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à esta planta medicinal.
Além disso, a cana-de-macaco deve ser usada com cautela em pessoas que têm maior risco de desenvolver pedras nos rins formada por cálcio, devido a presença de oxalato de cálcio na sua composição.