A suramina presente nas agulhas de pinheiro possuí efeitos que inibem coágulos sanguíneos, derrames e ciclos menstruais desregulados que são causados pelas substâncias contidas nas v^×× .
O chá de agulha de pinheiro também pode ser usado para prevenir e tratar câncer, pois é um poderoso antioxidante.
As agulhas de pinheiro possuem uma boa quantidade vitamina C que ajuda a turbinar nossa imunidade além de ser ótima fonte de vitamina A, que é boa para a visão.
Também pode ajudar a combater a pneumonia e a doença dos cálculos biliares.
O chá pode aliviar dores musculares, pois ajuda no tratamento de inflamações e infecções causadas por fungos.
Além de todos esses benefícios as agulhas de pinheiro podem conter ácido shikimico, uma molécula antiviral poderosa, que é usada no tratamento da gripe aviária, gripe sazonal e gripe suína.
O ácido shikimico também inibe coágulos sanguíneos e trata infecções respiratórias. Ele pode ser extraído apenas fervendo as agulhas em água. Para apoiar a extração eficiente do ácido shikimico é necessário moer as agulhas de pinheiro e usar uma máquina de café expresso.
Este estudo mostra que o tratamento com agulhas de Pinheiro reduz citocinas pró-inflamatórias no hipocampo, aumenta neurotransmissores como dopamina e noradrenalina, melhorando indicadores comportamentais relacionados à depressão.
Corte as agulhas de pinheiro em pequenos pedaços. Adicione 2 colheres de sopa de agulhas picadas na xícara despeje a água fervente. Cubra a xícara com um pires e deixe em infusão por 20 minutos. Pode-se tomar duas xícaras ao dia.
⚠️ Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo pois pode causar aborto. Além disso algumas árvores são tóxicas, procure pelas agulhas de pinheiro silvestre, ou pinheiro branco.