O dente-de-leão é uma planta muito comum, cresce em muitos países e aguenta diferentes tipos de clima. Muitas vezes, as pessoas veem essa planta como um incômodo e decidem retirá-la para plantar flores, segundo elas, mais bonitas. A próxima vez que você vir uma, guarde. Os benefícios que ela traz à saúde são enormes.

Um estudo publicado no servidor bioRxiv* descreve um inibidor específico da proteina "S" encontrado em um extrato do dente-de-leão.

O dente-de-leão bloqueia a interação da proteína com o receptor de superfície celular ACE2 humano. Compostos de alto peso molecular no extrato à base de água são responsáveis ​​por esse efeito. A infecção das células pulmonares usando partículas de lentivírus pseudotipado com pico de SARS-CoV-2 foi eficientemente evitada pelo extrato e, portanto, foi a secreção de interleucina 6 pró-inflamatória desencadeada pela doença.

🤌🏼 Essa planta maravilhosa também possui fonte de vitaminas A, B6, E, K e C, cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro, proteínas, inulina, pectina, riboflavina, e tiamina. 

🫖 Como preparar:

1 olher (de sopa) de folhas ou raízes de dente-de-leão, 200 ml de água fervente.

Para preparar o chá, basta juntar a água fervente com a colher de folhas e deixar repousar durante 20 minutos. Depois, coar, e beber até 3 vezes ao dia. No caso de problemas gastrointestinais, deve-se beber o chá antes das refeições.